quinta-feira, 12 de abril de 2012

Os Quatros Altares e seus Significados


Os Quatros Altares

1-Altar do Sacrifício

Êxodos 40:6-E na frente da Tenda coloque o altar de queimar os sacrifícios. 7-Ponha a pia entre a Tenda e o altar e encha com água.
LV 6:12- O fogo do altar nunca se apagará; deverá ficar sempre aceso. Todas as manhãs o sacerdote porá lenha no fogo, arrumará em cima a oferta que vai ser completamente queimada e queimará a gordura das ofertas de paz. 13-O fogo nunca se apagará no altar; deverá ficar sempre aceso.
Este altar esta relacionado á maneira como fazemos o nosso culto a Deus.
-A oferta queimada significa o sacrifício da nossa carne; os nossos desejos mundanos.
-Portanto, meus irmãos; por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer á  Deus.(Romanos 12:1,2)

-Abel por sua vez apresentou o seu sacrifício a Deus. (Genesis 4:4)

-No altar é lugar de se encontrar com Deus.

-Gênesis 32:30-Então Jacó disse:– Eu vi Deus face a face, mas ainda estou vivo.Por isso ele pôs naquele lugar o nome de Peniel.

É de encontro e mudança.

GN 33:20- Ali ele construiu um altar e pôs nele o nome de El, o Deus de Israel.
Este lugar é chamado na bíblia de Maanaim.
Gênesis 32:28,30 -Então o homem disse:– O seu nome não será mais Jacó( nome que significava enganador). Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel.
Quando o homem encontra com Deus há nele mudanças, assim aconteceu com Jacó em Peniel cujo nome significa (face de Deus.)

2-O altar quebrado

Muitas causas da frieza espiritual dizem respeito ao concerto que devemos renovar com o Senhor.
2Crônicas 15:12- E entraram no concerto de buscarem o Senhor, Deus de seus pais, com todo o seu coração e com toda a sua alma.
É tempo de renovar o concerto com o Senhor.
2Crônicas 29:10- Agora, me tem vindo ao coração que façamos um concerto com o Senhor, Deus de Israel; para que se desvie de nós o ardor na sua ira.

3-O altar da provisão

É o lugar da prova da nossa fidelidade a Deus para sermos providos em nossas necessidades, tanto material,  como espiritual.  Deus é chamado de JEOVÁ-GIRÉ – O Senhor Proverá.
 Gn 22;9- Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. 10-Em seguida pegou a faca para matá-lo. 11Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo:
– Abraão! Abraão!
– Estou aqui – respondeu ele.
12-O Anjo disse:
– Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.
13-Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. 14Abraão pôs naquele lugar o nome de “O Senhor Deus dará o que for preciso.” É por isso que até hoje o povo diz: “Na sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso.”
Não te preocupes Deus cuida de você e dos seus. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19).

4- O altar de incenso
É o lugar da dedicação a oração a Deus.
É o lugar da oração e do encontro com Deus.
É quando nós mantemos nossa comunhão com Deus.

Êxodos 30:1,6- O Senhor Deus disse a Moisés:– Faça também um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele.
6Ponha o altar em frente da cortina que ficará diante da arca da aliança. Ali eu me encontrarei com você.
Apocalipse 5:8- Quando ele fez isso, os quatro seres vivos e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante dele. Cada um tinha nas mãos uma harpa e algumas taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus.
Neste lugar é onde os verdadeiros adoradores dobram os seus joelhos em adoração e intercessão ao Senhor Jesus.

Êxodos 30:34-35-O Senhor Deus disse a Moisés:– Faça o incenso sagrado conforme a arte dos perfumistas. Misture, em partes iguais, as seguintes especiarias cheirosas: benjoim, ônica, resina medicinal e incenso puro. E ponha sal a fim de conservá-lo puro e santo.
36– Moa uma parte desse incenso até que vire um pó bem fino. Depois leve-o para dentro da Tenda da Minha Presença, onde eu me encontrarei com você, e coloque-o diante da arca da aliança.

Com estes versículos concluo esta mensagem dizendo:

Todos altares mencionados nos textos acima requer de nossa parte um esforço para que tenhamos um altar consagrado a Deus.

Façamos como Elias, que reparou o altar do Senhor que estava quebrado.I Reis 19:30.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: