sexta-feira, 8 de junho de 2012

Fundamentos Da Igreja



Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. (Mt. 16:18)



1 - Jesus está dizendo a Pedro que o mesmo o seria a pedra sobre a qual a igreja seria edificada.
 "Tu és petros e sobre ... (Petros (grego - um pedaço de pedra), esta Petra (grego - uma rocha, pedra muito grande, uma montanha feita de pedra ).

2 - Jesus é a Pedra

- Pedra Fundamental
Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado. (I Cor. 3:11)
-Pedra Angular ( I Pd. 2:6)
Pois as Escrituras Sagradas dizem:
“Eu escolhi uma pedra de muito valor,
que agora ponho em Sião
como a pedra principal do alicerce.
Quem crer nela não ficará desiludido.”
-Pedra Sólida (Is. 28:16)
Por isso, o Senhor Deus diz:
“Estou colocando em Sião uma pedra,
uma pedra preciosa que eu escolhi,
para ser a pedra principal do alicerce.
Nela está escrito isto:
‘Quem tem fé não tem medo.’
- Pedra Principal (Ef. 2.20)
Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus.

 

C - EDIFICANDO SOBRE BASE SÓLIDA


1 - A Parábola dos dois construtores e dos dois alicerces
Lc. 6:46-4-Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor” e não fazem o que eu digo? 47Eu vou mostrar a vocês com quem se parece a pessoa que vem e ouve a minha mensagem e é obediente a ela. 48Essa pessoa é como um homem que, quando construiu uma casa, cavou bem fundo e pôs o alicerce na rocha. O rio ficou cheio, e as suas águas bateram contra aquela casa; porém ela não se abalou porque havia sido bem construída. 49Mas quem ouve a minha mensagem e não é obediente a ela é como o homem que construiu uma casa na terra, sem alicerce. Quando a água bateu contra aquela casa, ela caiu logo e ficou totalmente destruída.
2 - Bem edificado, ajustado, então ele cresce
 Ef. 2:20-22- Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. 21Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor.
3 - A igreja é Coluna e Baluarte
I Tm. 3:15- Mas, se eu demorar, esta carta vai lhe dizer como devemos agir na família de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a qual é a coluna e o alicerce da verdade.
 Baluarte = fortaleza, sustentáculo.
4 - Um Sólido fundamento para o futuro
 I Tm. 06h19min-Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirá receber a vida, a verdadeira vida.
5 -Este firme fundamento permanece
 2:19-Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado”.
 I Cor. 3:12-17-Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce podem ser colocados. 12Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem em cima do alicerce. E ainda outros usam madeira ou capim ou palha. 13O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho. 14Se aquilo que alguém construir em cima do alicerce resistir ao fogo, então o construtor receberá a recompensa. 15Mas, se o trabalho de alguém for destruído pelo fogo, então esse construtor perderá a recompensa. Porém ele mesmo será salvo, como se tivesse passado pelo fogo para se salvar. 16Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês. 17Assim, se alguém destruir o templo de Deus, Deus destruirá essa pessoa. Pois o templo de Deus é santo, e vocês é o seu templo.

Espero que este estudo edificou a tua vida.

                                                                              José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: