quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O BOM NOME E O CARÁTER DO POLITICO

O voto é sua arma contra políticos corruptos

Provérbios 29:2- Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama.

Durante estes dias estive assistido a propaganda eleitoral na televisão e algumas coisas me chamaram a atenção, e uma delas era que os candidatos a vereadores procuravam deixar bem gravado na mente dos telespectadores o seu nome. Enquanto os candidatos a prefeitos, as suas qualidades como administradores da sua cidade.

Estive pensando no nome e na importância que ele tem perante a sociedade. Fui à bíblia e procurei entender o que ela nos ensina sobre ele e não só do nome como as qualidades de quem usa o nome para demonstrar perante seus eleitores a suas qualidades.
Alguns textos nos fala deste assunto, os quais abordarei no decorrer deste comentário.

Começarei falando do Bom Nome:

O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro. Prov 22:1

Ter um bom nome é ser estimado e considerado digno de credibilidade na cidade onde você mora, e nada denigre a tua imagem.
É a pessoa olhar nos teus olhos e ver a sinceridade no que você fala e faz. Se é um candidato a um cargo publico, deve ter a qualidade de servir a população e não ser servido por ela, com altos salários e não querer só abusar do poder a ele outorgado pelo voto de confiança a ele dado nas eleições.Candidatos são servidores públicos como a própria palavras diz :está ali para servir a população.
A política daquele que alguém diz; ”rouba,mas faz” tem que ser banida do nosso meio.

Fazer é um dever e não só uma obrigação, pois ele está ali é para isto.
Outro fato importante para um Vereador ou Prefeito, claro que serve para qualquer servidor publico, é competência em exercer o cargo.

Deus ordena a Moisés que escolhesse Autoridades competentes para governar o povo.

“Por isso peguei os líderes de cada tribo, homens sábios e competentes, e os coloquei como seus chefes". Alguns eram responsáveis por mil homens; outros, por cem; outros, cinqüenta; e outros, por dez. Além desses, escolhi também outras autoridades para cada tribo. Naquela mesma ocasião dei a seguinte ordem aos juízes: Julguem todas as causas com justiça, seja entre dois israelitas, seja entre um israelita e um estrangeiro que vive no meio do povo.

“Sejam honestos e justos nas suas decisões”. Deut 1:15-17.

As autoridades são constituídas por Deus, o povo deve respeitá-la ,e os mesmos devem honrar o cargo a ele concedido por voto do povo com a aprovação de Deus.Ser honesto e justo é um dever de um mandatário.
Os políticos e eleitores nunca devem aceitar “propina” o conhecido suborno, como diz as escrituras:

Prov 7:7- Quando o sábio usa a violência, ele se torna tolo. Quem aceita suborno (Propina) estraga o seu caráter.

Eles lhe deram dinheiro para me fazer ficar com medo e assim pecar. Aí eles poderiam acabar com o meu bom nome e me humilhar. Neemias .6:13

Um candidato evangélico não deve só pensar em atender as reivindicações do povo evangélico, mas da população em geral, conforme o texto de Deut 1:15-17.

Prov 27:21-Assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo, o bom nome de uma pessoa também pode ser posto à prova.

O nome do candidato é posto a prova quando o seu nome não está associado ao desvio de dinheiro publico, corrupção ativa ou passiva dele ou de seu partido, pois se ele esta num partido, ele esta associado diretamente, as decisões tomadas pela sua liderança.
E muitas vezes o voto é da liderança,decisões estas que fere os conceitos éticos e cristãos dos ditos candidatos evangélicos.

Senão vejamos o que as escrituras nos dizem sobre isto:

O que eu digo é que vocês não devem ter nada a ver com ninguém que se diz irmão na fé, mas é imoral, ou avarento, ou adora ídolos, ou é bêbado, ou difamador, ou ladrão. 1Corintios 5:11

Na terra de Uz morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado. Jó 1:1

Jô tinha um nome á zelar e teve o cuidado de não difamar o nome do seu Deus através de seu testemunho.

Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra, mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão Prov 2:21,22.

A testemunha de mau caráter zomba da justiça. Os maus têm fome de fazer o mal. Prov 19:28.

Conclusão

Provérbios 11:14O país que não tem um bom governo cairá; com muitos conselheiros, há segurança.
O candidato a vereador, prefeito ou qualquer outro cargo publico deve ser acima de tudo uma pessoa de caráter ilibado que tenha as mãos limpas de falcatrua, do desmando do dinheiro do cidadão.

Não sou candidato a nenhum cargo publico e não estou falando deste ou de outro candidato qualquer, mas é meu dever alertar aqui neste espaço destinado a comentários bíblicos e do cotidiano para alertar a todos sobre o voto responsável que dependendo da maneira que você votar será o futuro de nossa cidade e mesmo do nosso país.

Não vote em candidatos que mentem e prometem o que não poderão cumprir, e muitas vezes fazem promessas em cima de projetos que já estão em andamento como fossem de sua autoria.

Veja se o candidato ou partido já riu da sua cara com brincadeiras no Congresso Nacional, se O Supremo Tribunal Fedeal já condenou ou está julgando lideranças de alto escalão do seu partido por formação de quadrilha ou lavagem de dinheiro publico ou seja roubo do teu dinheiro, que você paga com os impostos.

É isto que você quer para tua cidade?

Ter fama ou popularidade política não é sinônimo de idoneidade administrativa.

Mas como dize no inicio:O bom nome vale mais do que muita riqueza; ser estimado é melhor do que ter prata e ouro. Prov 22:1.

Atente aos grandes lideres que já governaram a nossa cidade e que legado eles deixaram para nós.Hoje temos uma cidade que eu me orgulho de morar aqui.
Logico que tem muito á se fazer, "uma cidade ainda melhor".

                                                           Abraços!
                                                                              Pr José Costa



Um comentário:

  1. Uma coisa terrível anda-se fazendo na terra, que a postagem do Pr. José Costa possa trazer uma reflexão, pois como cristãos o minimo que podemos esperar e ter a inteligência de Cristo na hora de escolhermos os nossos candidatos.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário: