segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O QUE EU PEÇO PARA DEUS, E O QUE ELE PEDE PARA NÓS?

Estive pensado que; em nossos cultos usamos quase todo o tempo para pedir algo à Deus; como casa, carro,dinheiro,ou seja, bens materiais. É a "teologia da prosperidade", que tem propagado no meio evangélico...
Pedir...exigir...determinar; como se Deus você obrigado a dar tudo o que desejássemos! Entendo que Deus quer nos fazer prósperos; mas a prosperidade não consiste só em bens materiais ou financeiro, e não deve ser a prioridade na vida do servo de Deus, pois ela é uma consequência do nosso servir a Deus. Até porque o sentido de próspero é ser feliz e acredito que um servo de Deus pode ser um afortunado sem ter uma fortuna em bens ou dinheiro!

Mas o que eu quero não é falar específicamento  sobre isto, mas como devemos adora-lo em nossos cultos.

O texto que gostaria de refretir com vocês está em Deuteronômio 10.12; que diz:
Agora, pois, ó Israel, que é o que o Senhor, teu Deus, pede de ti, senão que temas o Senhor, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma.

Poucas vezes na bíblia nós lemos que Deus pede alguma coisa ao homem.

Neste texto Ele pede algumas coisas:
1-Temor>reverência a Deus, o devido respeito a Ele.
Quando adentramos na casa de Deus devemos ter muita reverência pois estamos diante do Todo Poderoso, e ele ordena:
Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal (Ecl 5.1).

Jesus nos ensinou que sua casa é casa de oração e não lugar de tratar de assuntos de compra e venda, conversas em hipóteses nenhuma, nem de mercantilismo religioso e abuso da fé do povo, como estamos vendo nos dias atuais...cuidado, Jesus vai virar a mesa dos cambistas e agiotas modernos.
E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 
13- E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões (Mateus 21.12-13).

2- E que andes em todos os seus caminhos.
É ter cuidado em obedecer a palavra de Deus, e conduzir prudentemente por onde quer que andes.

Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 
8- Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás. (Josué 1.7,8).

2- E o ames.

Uma das maneiras de demonstrar o nosso amor para com Deus é guardar os seus mandamentos.
Se me amardes, guardareis os meus mandamentos (João 14.15).

3- E sirvas ao Senhor, teu Deus.
Servir é uma maneira de adorarmos a Deus com todo o nosso entendimento e com toda a nossa alma...é sentir a presença do Senhor através do louvor, é fazer do culto à Deus uma festa de louvor e adoração; diz o salmista:

Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. 
2-Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto. 
3- Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.
4- Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome. 
5-Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração (Salmos 100). Aqui entendemos que júbilo é uma grande alegria...uma festa do ágape de Deus.
Na casa de Deus não precisa o pregador ficar dizendo:"Dá glória a Deus irmãos!", até porque os verdadeiros adoradores sabem que na casa de Deus não é proibido dar glorias ao nome do Senhor Jesus, pois Deus usando o salmista diz:
Que todos os povos louvem a Deus
com gritos de alegria!
2- Cantem hinos de louvor a ele;
ofereçam a ele louvores gloriosos.
3- Digam isto a Deus:
“Como são espantosas
as coisas que fazes!
O teu poder é tão grande,
que os teus inimigos ficam com medo
e se curvam diante de ti.
4- O mundo inteiro te adora
e canta louvores a ti;
todos cantam hinos em tua honra.”( Salmos 66.1-4).

Não concordo com pregadores que dizem;"cutuque o de teu irmão da direita, belisque o outro da esquerda...fale para ele isto ou aquilo"será que chegamos a este ponto em que crente precise destas "muletas" para darem glórias a Deus

O que Deus pede de ti é simplesmente que o adore, o sirva e andes humildemente em sua maravilhosa presença!

O que é que eu levarei quando for adorar o Senhor? O que oferecerei ao Deus Altíssimo? Será que deverei apresentar a Deus bezerros de um ano para serem completamente queimados? 
7- Será que o Senhor ficará contente se eu oferecer milhares de carneiros ou milhares e milhares de rios de azeite? Será que deverei oferecer o meu filho mais velho como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas maldades?
8- O Senhor já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.(Miquéias 6.6-8) 

Portanto ames uns aos outros com dedicação e a Deus acima de qualquer coisa!

Concluo perguntando como o salmista no salmos 116.12
Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?

É tempo de agradecer e não só pedir...exigir e determinar.

                            OBRIGADO SENHOR!


                                          Abraços

                                                              Pr José Costa







  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: