sábado, 20 de outubro de 2012

O SOFRIMENTO


Os homens tem as mais variadas reações diante do sofrimento.
Existem os que se revoltam contra Deus; os que culpam seus pais, e os que culpam a si mesmo pelos seus infortúnios. No entanto existem os que glorificam a Deus em toda e qualquer circunstância da vida.

Muitos são os que sofrem com altruísmo, e sua resignação em meio aos embates da vida servem de exemplo aos menos favorecidos.

É no sofrimento que aprendemos lições de vida,e moldamos o nosso caráter. Como o ouro é levado ao crisol e provado no  fogo; assim nossa fé é provada em meio ao sofrimento.
(I Pedro 1 vers 7).

Como enfrentamos os desafios do sofrimento é o que vai fazer a diferença.

Paulo tinha um espinho na carne que o atormentava...o qual ele rogou ao Senhor que tirasse dele...mas Jesus dize: A minha graça te basta porque o meu poder aperfeiçoa na fraqueza.(2 Corintios 12 vers 7-9).

 O sofrimento é para nos aperfeiçoar, como o fogo tira as impurezas do ouro e da prata; o nosso ourives Jesus esta nos lapidando e tirando as arestas da nossa vida.

"Os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação"; como Frida Vingren escreve na tradução do hino 126 da Harpa Cristã.

Porque não falar também de Sara Adams,acometida de uma tuberculose a qual veio a falecer prematuramente...mas mesmo já doente compôs um dos mais belos hinos que é "Mais perto quero estar", tocado pela orquestra do Titanic enquanto ele afundava.
Veja a primeira estrofe:

Mais perto quero estar
Meu Deus de ti!
Inda que seja a dor
Que me una a ti,
Sempre hei de suplicar
Mais perto quero estar,
Mais perto quero estar,
Meu Deus de ti!

O homem em meio a tribulação cresce - física, moral, e espiritualmente. O sofrimento e as provações fortalecem a alma e valoriza a fé.

No momento quando nossa fé é provada em meio a dor, muitas vezes não adianta por mais que alguém,ou mesmo um amigo queira nos ajudar ;é necessário passarmos pela a luta sozinho.

Veja a lição que aprendemos nesta ilustração:
A borboleta tem que sair do casulo com seus próprios esforços, isto é no seu tempo determinado. Alguém que observava as dificuldades dela para se libertar da prisão dos fios entrelaçados que dificultava sua saída do casulo quis dar uma ajuda, rasgando o casulo para facilitar a saída da borboleta.
A borboleta mais que depressa saiu, mas o jovem viu muito contristado que ela estava desajeitada, sem quase conseguir voar, suas asas estava sem o colorido.
Foi então que o jovem descobriu um segredo da natureza:
A luta do inseto para se libertar do casulo, era uma necessidade. Por meio dela, fortificar-se-iam as asas, demoraria mais tempo no abrigo, onde se completaria o tempo para a metamorfose, adquiriria a força, a agilidade e a   beleza peculiares à sua espécie.

"As adversidades na vida, são como a prisão daquele inseto. O tempo em que nós estamos no "casulo de Deus" se preparando, adquirindo forças espirituais para enfrentarmos as dificuldades que a vida nos proporcionará, e nos aproximarmos mais de Deus, e adquirirmos mais maturidade e crescimento espiritual".

Em todo o sofrimento precede a uma grande benção.
Sempre quando termina o deserto, chegamos ao oásis.

No sermão da montanha Jesus exemplifica a recompensa advinda pelo sofrimento, muita das vezes injustos por parte dos homens!"Bem-aventurado os que sofrem perseguição...quando vos injuriarem e perseguirem dizer todo o mal contra vós...Exultai e alegrai-vos,, porque é grande a vossa recompensa nos céus."

A nossa leve momentânea tribulação que vem sobre nós nesta vida, produz para nós "um peso eterno de gloria".

Para finalizar deixarei algumas verdades acerca do sofrimento.

"As feridas abertas em nossa alma são portas abertas por onde Deus opera".

"Deus às vezes põe o homem de costas no chão, a fim de que olhes para cima."

"Deus não nos prometeu livrar-vos de toda doença e sofrimento, mas achareis ele dizendo a Paulo  que sofria muito com um espinho na carne..."a minha graça te basta"(2 Cor 12:9)

Jesus dize em João 16:33:

"No mundo tereis aflições mas tende bom animo, eu venci o mundo."

"A fé precisa desenvolver-se pelo conflito e o sofrimento.Precisamos individualmente aprender  a sofrer,e ser fortes, e não afundar na fraqueza". Hellen G.White

"Se porém ele não te livra da doença e do sofrimento, creia que lhe dará a força e graça necessária para suportar a prova, de modo que não sucumba ao desapontamento, desespero e confusão acerca da fé".Bruce D.Cummons

Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Salmos 46 vers 1


"Por mais que se pense, diga e escreva, nunca será possível
dar propriamente uma ideia do que o sofrimento, quando compreendido e aproveitado, produz no homem, com respeito à sua libertação interior e a sua ascensão espiritual.É um desses fenômenos que só se pode sentir, viver, gozar e sorver - nunca definir."J.Hohana

               Que o Senhor esteja contigo...

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando  pelos rios, eles não te submergirão; ou quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.(Isaías 41 vers 2 )


                                Pr José Costa







 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: