terça-feira, 18 de dezembro de 2012

DOUTRINA DA REGENERAÇÃO - PARTE 1


DOUTRINA DA REGENERAÇÃO

 O Novo Nascimento 

João 3:1-8


1- Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era líder dos judeus.
2- Uma noite ele foi visitar Jesus e disse:
– Rabi, nós sabemos que o senhor é um mestre que Deus enviou, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
3- Jesus respondeu:
– Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
4- Nicodemos perguntou:
Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
5- Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.
6- Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.
7- Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.
8- O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

1 - A Natureza da Regeneração:

É o ato divino que concede ao penitente que crê numa vida nova e mais elevada, mediante união pessoal com Cristo, ao que se chama Novo Nascimento ou Nascer do Espirito.

a) Nascimento – Deus é quem “’gerou”, e o crente é “nascido de Deus”
( I Jo 5:1);nascido do Espirito ( Jo 3:8);’’nascido do alto” tradução literal de João 3:3,7.

Estes termos referem-se ao ato da graça de Deus criadora que faz do crente um filho de Deus.

b) Purificação - Deus nos salvou pela lavagem da regeneração ; a alma foi purificada das imundícies da vida de outrora, vivendo agora em novidade de vida.

Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (Rm 6:4).
Simbolizado pelo batismo - “E agora não espere mais. Levante-se, peça a ajuda do Senhor e seja batizado, e os seus pecados serão perdoados”.
(At 22:16).

c) Vivificação – Somos salvos pela renovação do Espirito Santo.

Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. (Col 3:10)

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.Rm:12:2).

d) Ressurreição – Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.
Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos
unidos com ele por uma ressurreição igual à dele.  ( Rm 6:4,5)

Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus.Col 3:1), como Deus vivificou o barro inanimado e o fez vivo para com o mundo físico, assim ele vivificará a alma em seus pecados e as faz viva para as realidades do mundo espiritual.

e) ’A  Regeneração é a grande mudança que Deus opera na alma quando a vivifica; quando ele a levanta da morte do pecado para a vida de justiça’’
( Wesley).

                                                                Pr José Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: