quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Arrependimento e Remorso, parecem iguais, mas tem significados diferentes

A igreja contemporânea está passando por um momento em que os irmãos estão esquecendo das doutrinas fundamentais do verdadeiro cristianismo que são: arrependimento, conversão, regeneração e principalmente a fé para salvação.  

Quando falamos de fé, não estamos relacionando com a confissão positiva, não falamos aqui do 'ter", mas do ser.  

Não falamos da propalada teologia da prosperidade, ainda que creio que Deus quer nos fazer próspero, entretanto prosperidade não esta só relacionada nos bens materiais, ela é muito mais abrangente, no aspecto de viver feliz com Deus, e com o próximo.

O novo convertido não é um cliente em potencial, como querem muitos líderes, e a igreja não é uma empresa, que visa só o financeiro, esquecendo que existe uma vida para ser salva da perdição do inferno. A igreja não é simplesmente uma organização de entretenimento para satisfazer e divertir o homem, mas é um organismo vivo que é o Corpo de Cristo. Os pastores não são gerentes empresariais, mas apascentadores de ovelhas.

O que transforma o homem é a Palavra de Deus, não é "balada gospel", "show gospel", "festa junina", "carnaval cristão" que são festas pagãs. Sem falar que estão trazendo para a igreja, as lutas marciais, MMA, para atrair os jovens para igreja. 

Neste estudo tentaremos mostrar o que pode mudar a igreja contemporânea.  

ARREPENDIMENTO
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra ( II Crônicas 7:14 ).   

Entendendo os termos: Metanoia (grego) – Metanoeõ - mudar de idéia ou de direção, voltar para traz.   

Deus exige do seu povo uma mudança de rumo, uma nova visão espiritual e voltar ao primeiro amor...Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade. 5- Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Apoc 2:4,5).   

Arrependimento não é um sentimento emotivo, mas uma decisão de mudança de comportamento. Significa literalmente mudar de vida. Hoje ser evangélico virou modismo, sabe porque? estão ensinando... Venha como estás e permaneça do mesmo jeito...continue posando nua para revista pornográfica; Deus só quer o teu coração.

Sem falar na "conversão" de muitos  artista que vem para o meio evangélico só para aproveitar do mercado musical, vender seus DVDs, e ensinar os cristãos a "dançar" no espírito. O que tem acontecido é verdadeiros shows de sensualidade e promiscuidade, agradando a carne com suas concupiscências, e entristecendo o Espirito Santo.
 Voltemos a simplicidade do evangelho!
  

Derramar lágrimas, não quer dizer arrependimento. Não adianta os cantores e pregadores "gospel" te fazer chantagem emocional com suas músicas melancólicas, e os pregadores fazerem sensacionalismo com seus sermões "requentados".     

O que o povo precisa é da genuína palavra de Deus e do louvor com a graça de Deus. 

Chega do chamado "louvorzão", que só meche com a carne e não com o espírito.
"Antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" (II Coríntios 4:2) .

Hamartia (gr) - pecado - errar p alvo. O povo está errando porque não está sendo ensinado, ou não quer aprender, o que é o verdadeiro poder de Deus.  

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus(Mateus 22:29).  

Deus dize:- O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento ( Oséias 4:6a ).  
O filho pródigo teve uma mudança de posição, ele decidiu mudar de rumo
(Lc 15:11-32).  

Metamelein (gr) remorso, angústia, emoção perniciosa.
Arrependimento não é remorso Judas não se arrependeu, senão teria voltado para Jesus e teria sido perdoado. (Mt. 27:3-5) 
Judas teve remorso e não arrependimento. 

 As pessoas geralmente diante de algo que deu errado, elas dizem:-"Ah se arrependimento matasse"...digo eu: "Arrependimento não mata, mas ensina a não cometer o mesmo erro sempre". 
O que mata aos poucos é o remorso, a inquietação da consciência que amarga o sentimento de culpa, de que poderia ter feito o bem e não o fez.

Assista este vídeo ele define muito bem a diferença de arrependimento e
remorso.
 

O ARREPENDIMENTO É DEFINIDO COMO:

INTELECTUAL  
EMOCIONAL  
PRÁTICO    

Podemos ilustra-los das seguintes maneiras:        

1 - O viajante descobre estar viajando em trem errado. Esse é o conhecimento intelectual, pela qual a pessoa descobre, mediante a pregação da palavra de Deus, que não está em harmonia com Deus.    

2 - O viajante fica perturbado com a descoberta , talvez tenha até certos receios, isto ilustra o lado emocional do arrependimento, que é a auto acusação, e tristeza sincera pôr ter ofendido a Deus (II Cor. 7:10).    

3 - Na primeira estação ele deixa esse trem e embarca no trem certo, isto ilustra o lado prático do arrependimento, que significa dar "meia volta... vou ver"! E marchar em direção a Deus.   

Conclusão:  

Só há uma maneira da igreja mudar a situação atual.  

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" ( II Crônicas 7:14 ).     

Um exemplo bíblico, é a parábola do filho pródigo (Lc. 15:11-21) Conforme a parábola citada o primeiro passo para a conversão é a decisão de abandonar à prática do pecado. Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.(Pv. 28:13).
 
Voltemos- nos rapidamente a simplicidade do evangelho e ao primeiro amor, ainda há esperança de mudar esta situação.                                                   

Pr José Costa        

Liberado para copia, desde que se dê os devidos créditos ao autor. 
Blog do Pr José Costa. 
http://blogdoprjosecosta.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: