sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Estudo Sintetizado do Corpo, Alma e Espírito


Apesar de todo o orgulho que o Homem possa ter; sua composição química é semelhante ao pó da terra. Não vale em seus elementos químicos mais que quinhentos reais (R$500,00).
Dize Deus :- Porquanto és pó, e em pó te tornarás (Genesis 3:19).

n  A Tricotomia do homem.

 Define o homem como uma composição tríplice. Em I Ts 5:23, 23- E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 24 Hb 4:12. Juntas e medulas falam do corpo.

 O Dr. Scofild diz que “o espírito do homem é dotado da capacidade de ter conhecimento de Deus e comungar com Ele; como alma ele tem conhecimento de si próprio, e através dos sentidos físicos, conhecimento do mundo”.

n  A tricotomia do homem, em essência é estabelecida da seguinte maneira:

  (a) O corpo é terreno, tem contato com a terra; a alma é a vida racional dada ao corpo, em que os sentidos físicos recebem impressões e através dos órgãos do corpo expressa-se, recebendo e transmitindo conhecimentos.

(b) O espírito recebe impressões do corpo e da alma, mas pode receber conhecimento direto através da comunhão com Deus ( Rm 8:16 )

O espírito está no homem para relacionar-se com Deus.          

 

n A tricotomia também é chamada de triunidade do homem. 

 Que o homem é formado de três partes. Em quanto há vida estas partes são inseparáveis, só a morte provoca a separação da sua parte imaterial.

Na triunidade do homem diz respeito a biforme natureza, a material e imaterial que ele possui indicando o modo pela qual foi criado; está escrito: “e formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou de suas narinas o fôlego de vida, e o homem foram feito alma vivente” Gn 2:7

Deus formou o homem do pó da terra e a prova científica da composição química do homem é a mesma da terra.

 

n  Cifras aproximadas dos elementos químicos que compõe o corpo, a saber: 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 2 e 1/2%   de nitrogênio; e os 3 e ½% restantes se compõe de pelo menos 15 outros elementos como: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco, silicone.

Pesados não valerão mais que quinhentos reais.

 

n  Basar (Hb)

Fala da parte visível do mesmo; pode representar o corpo humano em um todo.

(I Reis 21:27, Sl 38:4 Pv 4:22 ,Sl 119:120, Gn 2:24)

Soma - Gr

Tem o mesmo sentido do hebraico Basar, ou seja corpo ou carne.

 

n  A bíblia fala: “o homem da terra e terreno”, e “qual o terreno, tais são os terrenos”. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. 48- Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais. 49- E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. 50- E, agora, digo isto, irmãos: Que carne e sangue, não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.

n ( I Cor 15:47,49,50 e em, (II Cor 4:7). Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

A designação Paulina para corpo é vaso de barro.
 
 
Pr José Costa

 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: