sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Estudo Bíblico - Conversão...Convencido ou Convertido?

CONDIÇÕES PARA A SALVAÇÃO (Soterologia)
 
Não existem condições de ser salvo da perdição eterna sem que a pessoa se arrependa, converta e tenha fé no sacrifício vicário de Jesus Cristo efetuado na cruz do calvário.
 Não basta ser apenas convencido do pecado, lógico que o convencimento é o primeiro passo para o arrependimento e a posterior conversão a Jesus Cristo, mas necessita serem acompanhados de algo mais, como veremos neste estudo de Soterolologia – (Doutrina da salvação). 
 
1 - As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação.
O batismo nas águas é mencionado como símbolo exterior da fé interior do convertido (Mc. 16:16; At. 22:16; 16:31; 2:38; 3:19).
E agora não espere mais. Levante-se, peça a ajuda do Senhor e seja batizado, e os seus pecados serão perdoados”( Atos 22:16 ).

 2 - Abandonar o pecado e buscar a Deus é condições para a salvação (Ef. 4:28). Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo (II Cor. 5:17).

 Fé e arrependimento são importantes para a salvação, isto só é possível com a ajuda do Espírito Santo, pois Ele convence o homem do pecado (Jo. 16:8).
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: 9- Do pecado, porque não creem em mim; 10- da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11- e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. 

Ninguém poderá arrepender-se sem fé na palavra de Deus; "E a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus" (Rm. 10:17).

Ninguém terá arrependimento se não acreditar no juízo e nas suas promessas de salvação (Rm. 10:9). "Sem fé é impossível agradar a Deus".

CONVERSÃO

Definição
É abandonar o pecado e aproximar-se de Deus. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor (At 3;19).   

Também expressa muitas vezes o arrependimento de alguma transgressão de quem já se encontra nos caminhos da justiça (Mt 18:3;Lc 22:32;Tg 5:20). 

A conversão está muito relacionada com o arrependimento e fé, e às vezes representa tanto um como o outro, ou ambos , no sentido de englobar todas as atividades pelas as quais o homem abandona o pecado e se aproxima de Deus (At 3:19,11:21; I Pd 2:25).

Westmintser define o arrependimento para a vida da seguinte maneira: ‘’Arrependimento para a vida é graça salvadora, qual o pecador sentindo verdadeiramente o seu pecado e lançando mão da misericórdia de Deus em Cristo, e sentindo tristeza pelo pecado e ódio contra ele, abandona-o e aproxima de Deus, fazendo o firme propósito de daí em diante, ser obediente a Deus’’.

A conversão descreve o lado humano da salvação, por exemplo; observa-se que um pecador, bêbado notório, não bebe mais nem joga ,nem frequenta lugares suspeitos; ele odeia as coisas que antes ele amava, e ama as coisas que outrora odiava. Seus amigos dizem: ‘’ Ele está convertido; mudou de vida’’. Estas pessoas estão descrevendo o que aparece , isto é o lado humano do fato, mas do lado divino , diríamos que Deus perdoou o pecado do pecador e lhe deu um novo coração (Ez 36:26,27).

 A conversão resulta da cooperação das atividades divinas e humanas. Assim Deus escolheu o seu Servo e o mandou primeiro a vocês, para abençoá-los, e para que cada um de vocês abandone os seus pecados (Atos 3:26). “Assim operai a vossa salvação com temor e tremor porque é Deus que opera em vós tanto o querer como o efetuar segundo a sua boa vontade” ( Filp 2:12,13).

As seguintes referencias diz do lado divino da conversão: (Jer 31:18; At 3:26).
E as outras se refere ao lado humano: (At 3:19;11:18;Ez 33:11).

Conclusão

É impossível que uma pessoa convertida, volte a ter o mesmo caráter que tinha de antes de ter conhecido o Senhor Jesus Cristo.
Deus requer de nós uma mudança de vida. 

Ainda é tempo de mudança! 

 Pr José Costa


Livre para Copiar desde que dê créditos ao autor.
Pr José Costa

Blog Pr José Costa
www.blogdoprjosecosta.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: