sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estudo Bíblico Koinonia - A Comunhão dos Santos na Igreja

KOINONIA- Comunhão Cristã                           
 
Atos 2:42- E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43-Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. 44-Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45-Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46-Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47-louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso,acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. Definição dos termos:
 
O termo koinonia da idéia de: 1-Participação 2- Comunhão 3-Companheirismo 4- Contribuição.
 
A comunhão consiste num acordo em que diversas pessoas unem-se e chegam a participar juntas de uma determinada coisa. Exemplo, Nestes textos:
 
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo (I João 1:3).
 
Koinonia é a união de propósito e interesses em torno da Ceia do Senhor, é chamada também de a comunhão dos Santos.
 
No grego a idéia é expressa por um verbo e um substantivo a saber:
1- Homiléo,”Comungar com”.Esse verbo aparece em: Atos 20:7- No sábado à noite nós nos reunimos com os irmãos para partir o pão. Paulo falou nessa reunião e continuou falando até a meia-noite, pois ia viajar no dia seguinte.
 
2-Koinonia , “Comunhão”, esse substantivo ocorre por dezoito vezes – At 2:42,Rm 15:26,ICo1:9,ICo10:16,IICo 6:14,IICo 8:4,8:17,13:13,Gl 13:13,Gl 2:9,Filip 1:5,2:1,3:10,Fil 17,18,Heb 13:16,IJo 1:3,6,7).
 
Mencionarei aqui alguns dos versículos acima:
Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. (ICo 1:9) Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? (I Co 10:16). Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (I Jo 1:7)
 
Conclusão desta primeira parte: Nós faremos a diferença neste mundo se nós amarmos uns aos outros. A diferença não esta na denominação a qual pertencemos e sim no amor e na comunhão que mantemos uns para com os outros.
 
Liberado para copia, desde que cite a fonte , autor e link para esta postagem.
Blog do Pr José Costa
http://blogdoprjosecosta.blogspot.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: