quinta-feira, 10 de outubro de 2013

REGENERAÇÃO- O NOVO NASCIMENTO EM CRISTO

AJOELHADOOS MEIOS DA REGENERAÇÃO.

a) A agencia divina – O Espirito Santo é o agente especial na obra de Regeneração.

O Espírito Santo opera a transformação na pessoa.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. (Jo 3:6,7).
Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, 5- não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo (Tito 3:4,5).

b) Estritamente falando o homem não pode cooperar no ato de Regeneração; que é um ato soberano de Deus; mas o homem pode tomar parte na preparação para o Novo Nascimento. Qual é a preparação? Resposta: Arrependimento e Fé.

EFEITOS DA REGENERAÇÃO.   

REGENERAÇÃO.

Conceitos posicionais – Quando a pessoa passa pela transformação espiritual como Regeneração; torna-se filho de Deus e Beneficiário de todos os privilégios dessa filiação.
Assim escreve o Dr. William Evans: “Pela adoção , o crente, que já é filho de Deus , recebe o lugar de filho adulto; desta forma o menino torna- se filho , o filho menor torna-se adulto’’. Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo. 2- Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. 3- Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; 4- mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5- para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6- E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 7- Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo( Gl 4-1-7).

A palavra adoção significa literalmente : Dar a posição de Filhos “e refere-se, no uso comum ao homem que toma para seu lar crianças que não são suas pelo nascimento.
No Novo testamento a filiação comum é às vezes, definidas pelo termo ‘’Filhos‘’ (Uios gr), termo que originou a palavra adoção; outras vezes é definidas pela palavra (tekna do gr); também traduzida por filhos ;que significa literalmente: “Os gerados’’, significando a Regeneração. As duas ideias são distintas e ao mesmo tempo combinadas nas seguintes passagens:’’ Mas a todos os que chamaram deu-lhes o poder de ( implicando adoção) de serem feitos filhos de Deus ‘’. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. (Jo 1:12,13).
Vede quão grande caridade nos tem concedido o pai , que fôssemos chamados ( implicando adoção )filhos de Deus (a palavra significa ‘’ gerados’’ de Deus. Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. (IJo 3:1)compare com:
Rm 8:15,16 - Porque não recebestes o espírito de escravidão, para, outra vez, estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Conceitos espirituais – A Regeneração envolve união espiritual com Deus e com Cristo mediante o Espirito Santo , e essa união espiritual envolve habitação divina ( II Co 6:16-18; Gl 2:20;4:5;I Jo 3:24).
Dessa união resulta em um novo tipo de vida e de caráter, descrito como novidade de vida. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. ( Rm 6:4 ).

Também dará um novo coração. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. 27-E porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. ( Ez 36:26,27); um novo Espirito( Ez 11:19).
 
Tornará um novo homem. E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade. ( Ef 4:24). Participante da natureza divina. Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo, (II Pd 1:4).

C- Conceitos Práticos – A pessoa nascida de Deus demonstrará esse fato pelo ódio que tem do pecado.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus (I Jo 3:9).
Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (5:18 ).

Por obras de justiça. Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. ( I Jo 2:29).

Pelo amor fraternal. Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascida de Deus, e conhece a Deus (I Jo 4:7).
E pela vitória que alcança sobre o mundo. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (I Jo 5:4).


Permissão de cópia, desde que mencione o autor.
José Costa
Blog do Pr José Costa 
http://blogdoprjosecosta.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: