quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PARA UM PASTOR ANÔNIMO.

desconhecido pregador
Anônimo para o homem, mas muito conhecido por Deus  

Como servos de Deus não fazemos nada para ser visto, ou reconhecido pelo homem, até porque o homem pode não reconhecer o que você faz.  

 “Quem não é visto não é lembrado”, “cresça e apareça”.

Para os cristãos esta propaganda é enganosa. Você deve estar me perguntando por quê?   

Vou tentar lhe responder dentro da ótica cristã.   

Você pode fazer muitas coisas boas, mas nunca será lembrado pelo bem que você fez, mas por aquilo que você deixou de fazer, esta é a máxima do ser humano, o não reconhecimento pelo bem que você já fez.
É próprio do ser humano olhar somente para os defeitos dos outros e nunca as suas qualidades.  Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para o Senhor e não para pessoas (Efésios 6:7).

Meu amado é Deus quem irá te recompensar pelo que você fizer em sua obra.   

Nos escritos Paulino ele nos adverte em não esperar ser conhecido ou muito menos lembrado pelo homem, principalmente pelas lideranças. 

Seus lideres podem até nem saber quem é você, não conhecerem sua história na obra de Deus. Pode alguém te dizer: ‘Você precisa estar mais próximo do “chefe” para ser lembrado e reconhecido. “Quem não é visto não é lembrado”.   

Entretanto a palavra de Deus nos diz: Como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos (II CO 6:9ª).  Tua liderança, com raríssima exceção não irá te elogiar por um trabalho, muito pelo contrario a cobrança e a pressão será ainda maior.   

Meu caro companheiro, falo com conhecimento de causa e por experiência já vivenciada no ministério pastoral.  

Poderão até te entristecer com palavras que machucam e doí, mas lembre-se da palavra do Senhor para ti: Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo (II Co 6:10).   

Você tem uma riqueza imensurável dada por Deus e não por homem algum. Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e quem se faça pobre, tendo grande riqueza (Prov 13:7).   

Amado, tenho uma palavra de Deus para ti:- Mesmo que muitas vezes te sintas só e desamparado, parece que todos te deixaram; não desanimes.

Você foi escolhido e separado por Deus para uma grande e maravilhosa obra. Siga Em frente e lembre-se das palavras do nosso Deus:  -Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor (I CO 15:58).   

Meu caro companheiro, mesmo que alguém te diga que estás esquecido, e neste momento precise de uma palavra amiga, ouça o conselho de quem já sentiu abandonado por quase todos os seus companheiros; o apostolo Paulo: 
-Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; 9- Perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos (II CO 4:8).   

Faça a obra do Senhor mesmo que não sejas conhecido e reconhecido pelo homem, ainda que esteja sem fama e em oculto esteja fazendo uma grande obra para o teu Senhor.

Lembre-se o que os irmãos de Jesus falaram a Ele: Dirigiram-se, pois, a Ele os seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque ninguém há que procure ser conhecido em público e, contudo, realize os seus feitos em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo (João 7:4).   

Não queira a fama e o reconhecimento do homem, melhor é ser conhecido e intimo do Senhor Jesus. Faça isto na palavra da verdade e no poder de Deus! 
Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensiva, quer defensiva. 8- Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros (II CO 6:7, 8). 
Estas palavras foram escritas por alguém que hoje é considerado por quase todos, como o maior pregador de todos os tempos, nada menos do que o Apostolo Paulo.   

Convém que Ele cresça e que eu diminua, já dizia João Batista a respeito do Senhor Jesus (João 3:30).   

Seu crescimento deve ser espiritual, não será necessário bajular e aparecer em fotos ao lado de “grandes” lideres, presidentes de convenções nacionais para ser conhecido, nem precisa passar por cima de companheiros.  

O verdadeiro líder não deve ser idolatrado como um Sumo Pontífice como temos visto no meio evangélico hoje.

Honra e respeito sim, idolatria não!   

Se o homem não te vê, tem o Deus que tudo vê e te conhece, te chama pelo teu nome e sobrenome; ouça sua voz: Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces (Isaías 45:4). 

Entre escolher o anonimato dos homens e a evidência de Deus, prefira ser visto e aprovado por Deus.


Liberado para copia desde que cite a fonte e o autor.
José Costa
Blog do Pr José Costa
http://blogdoprjosecosta.blogspot.com.br/

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário: