quinta-feira, 7 de novembro de 2013

COMO AS PESSOAS REAGEM NO SOFRIMENTO?


Os homens têm as mais diversas reações quando passam por algum sofrimento.
Existem os que se decepciona com Deus, dizem que Deus já não os ouve mais, perderam a esperança de que as coisas irão mudar em sua vida, e até citam Provérbios 13:12- A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida.

Alguns até são servos fieis a Deus e também sofrem de alguma dor; seja física, emocional ou até mesmo espiritual. Muitas pessoas na hora do sofrimento culpam a Deus por seu infortúnio, outros culpam a si por seu sofrimento e dizem: Não tem jeito eu nasci para sofrer!

Muitos entram em estado de depressão, ou seja, entram numa tristeza profunda, e se afasta de todos, preferem se fechar na sua própria caverna de sofrimento. Meu irmão, quero lhe dizer, ouça voz de Deus: E Elias entrou numa caverna e passou ali à noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? I Reis 19:9.

Saia da caverna que você construiu dentro de si; as decepções que você teve com os homens. Perdoa os que te magoou, a porta de entrada para a alegria e felicidade tem um nome: Porta do Perdão.

Aprenda lições com o sofrimento, ele existe para aprendermos a reagirmos diante de situações adversas.
Veja a lição que aprendemos nesta ilustração:

A borboleta tem que sair do casulo com seus próprios esforços, isto é no seu tempo determinado. Alguém que observava as dificuldades dela para se libertar da prisão dos fios entrelaçados que dificultava sua saída do casulo quis dar uma ajuda, rasgando o casulo para facilitar a saída da borboleta. A borboleta mais que depressa saiu, mas o jovem viu muito contristado que ela estava desajeitada, sem quase conseguir voar, suas asas estavam sem o colorido.

Foi então que o jovem descobriu um segredo da natureza:

A luta do inseto para se libertar do casulo, era uma necessidade. Por meio dela, fortificar-se-iam as asas, demoraria mais tempo no abrigo, onde se completaria o tempo para a metamorfose, adquiriria a força, a agilidade e a beleza peculiares à sua espécie.

As adversidades na vida, são como a prisão daquele inseto. O tempo em que nós estamos no "casulo de Deus" se preparando, adquirindo forças espirituais para enfrentarmos as dificuldades que a vida nos proporcionará, e nos aproximarmos mais de Deus, e adquirirmos mais maturidade e crescimento espiritual".

É no sofrimento que aprendemos lições de vida, e moldamos o nosso caráter. Como o ouro é levado ao crisol e provado no fogo; assim nossa fé é provada em meio ao sofrimento. (I Pedro 1vers 7). Como enfrentamos os desafios do sofrimento é o que vai fazer a diferença.

Paulo tinha um espinho na carne que o atormentava... O qual ele rogou ao Senhor que tirasse dele. Jesus dize : A minha graça te basta porque o meu poder aperfeiçoa na fraqueza.
(2 Corintios 12 vers 7-9).

O sofrimento é para nos aperfeiçoar, como o fogo tira as impurezas do ouro e da prata; o nosso ourives Jesus está nos lapidando e tirando as arestas da nossa vida.

O homem em meio á tribulação cresce - física, moral, e espiritualmente. O sofrimento e as provações fortalecem a alma e valoriza a fé. 

Um lindo exemplo foi o de Sara Adams, acometida de uma tuberculose a qual veio a falecer prematuramente. Mas mesmo já doente compôs um dos mais belos hinos que é "Mais perto quero estar", tocado pela orquestra do Titanic enquanto ele afundava.

No momento quando nossa fé é provada em meio a dor, muitas vezes não adianta, por mais que alguém, ou mesmo um amigo queira nos ajudar ;é necessário passarmos pela a luta sozinho. Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição (Salmos 46:1).

Para finalizar deixarei algumas verdades acerca do sofrimento.

"As feridas abertas em nossa alma são portas abertas por onde Deus opera".

"Deus às vezes põe o homem de costas no chão, a fim de que olhes para cima."

"Deus não nos prometeu livrar-vos de toda doença e sofrimento, mas achará ele dizendo a Paulo que sofria muito com um espinho na carne..." a minha graça te basta"(2 Cor 12:9)

Jesus dize em João 16:33: "No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo."

"A fé precisa desenvolver-se pelo conflito e o sofrimento. Precisamos individualmente aprender a sofrer, e ser fortes, e não afundar na fraqueza". Hellen G.White .

"Se, porém ele não te livra da doença e do sofrimento, creia que lhe dará a força e graça necessária para suportar a prova, de modo que não sucumba ao desapontamento, desespero e confusão acerca da fé". Bruce D.Cummons .

“Por mais que se pense, diga e escreva, nunca será possível dar propriamente, uma ideia do que é o sofrimento, quando compreendido e aproveitado produz no homem, com respeito à sua libertação interior e a sua ascensão espiritual”.

 “É um desses fenômenos que só se pode sentir, viver, gozar e sorver, nunca definir"- J.Hohana.

Que o Senhor esteja contigo... Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; ou quando passares pelo fogo, não te queimará, nem a chama arderá em ti.
(Isaías 43 vers 2 ) 


Pr José Costa




































Um comentário:

  1. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
    Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
    siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário: